Entrevistas com as Bolseiras de 2021 - 2023

  • Esperança Nicolau Utchavo

    O que significou para si receber a Bolsa Alcinda Honwana?

    Recebi a bolsa em Setembro de 2021. Senti-me muito feliz quando recebi a carta a confirmar que tinha sido selecionada para receber a Bolsa Alcinda Honwana. Esta bolsa chegou num momento difícil para mim, em que não tinha meios para continuar os estudos, e isto aconteceu numa época em que o país era assolado pela pandemia da COVID-19, com todas as consequências sócio-económicas que daí resultaram. De modo que a Bolsa Alcinda Honwana possui um significado muito especial para mim. Para além de me oferecer os recursos financeiros para realizar o meu sonho de completar o Mestrado em Segurança Alimentar, ser bolseira da Professora Alcinda Honwana, uma pessoa por quem tenho grande admiração, constitui uma grande honra para mim.

    Como bolseira, tenho tido o privilégio de interagir com a Professora Honwana que tem estado sempre disponível para nos apoiar, mesmo à distância. Os seus conhecimentos, a sua experiência, e os seus conselhos tem sido um grande incentivo na minha formação como académica e também como jovem mulher.

    Que oportunidades teve com esta bolsa? E como está a decorrer o seu curso?

    A Bolsa Alcinda Honwana abriu-me várias portas que doutro modo não teria acesso. Para além do curso de mestrado, a bolsa oferece-me a possibilidade de uma formação em língua Inglesa e também de participar num curso de escrita académica para alunos de pós-graduação, que tem sido importante na elaboração da minha dissertação. Estou a terminar a minha pesquisa de terreno e espero poder defender a tese até meados de 2023.

    Através do conhecimento e das informações que tenho recebido, e também dos contactos que tenho estabelecido como bolseira Alcinda Honwana, tenho tido a oportunidade de expandir os meus horizontes. Tenho participado em conferências e seminários de relevância para a minha formação, e interagido com académicos e profissionais com quem tenho aprendido bastante.

    Quais são os seus planos para o futuro?

    Com esta bolsa aprendi que sou capaz, e que o facto de ser mulher não me impossibilita de poder atingir patamares mais altos; aprendi a estabelecer metas e a melhorar as minhas habilidades de comunicação, especialmente em língua Inglesa. Tudo correndo bem, terminarei o meu mestrado em Junho de 2023 com notas suficientemente competitivas para fazer o doutoramento. Estou muito feliz e muito agradecida à Professora Alcinda Honwana por esta oportunidade ímpar.

  • Atija Xavier Sete

    O que significou para si receber a Bolsa Alcinda Honwana?

    Quando a notícia me chegou, eu acabava de sair de Mocímboa da Praia para Pemba por causa da guerra. Eu trabalhava na direcção distrital de educação em Mocímboa da Praia, mas queria continuar os estudos depois de ter terminado a licenciatura na Universidade Pedagógica de Montepuez. A Bolsa Alcinda Honwana mudou a vida. Eu nunca tinha viajado de avião e nunca tinha vindo para Maputo, e hoje estou aqui e Maputo a terminar o meu Mestrado.

    Como está a decorrer o seu curso? E como foi a sua inserção na cidade de Maputo?

    O curso decorre bem. Tive o previlégio ter aulas com professores catedráticos de renome como Severino Ngoenha e José Castiano. O curso é exigente e tenho que me aplicar para poder atingir os meus objectivos. Felizmente tenho boas notas e sou uma das melhores alunas do meu curso. Também estou a frequentar o curso Básico de Inglês e participei também no curso de Escrita Académica da UEM que foi pago pela Bolsa.

    A Bolsa Alcinda Honwana tem contribuído para a minha integração no meio académico e para o meu crescimento intelectual e social nesta cidade. Primeiro ganhei uma irmã, pois a minha colega bolseira Alcinda Honwana, a Esperança, foi quem me recebeu e facilitou a minha integração em Maputo. Através das informações que a Professora Alcinda Honwana nos envia, tive a ocasião de participar em várias conferências e debates académicos. Dado o meu interesse nas questões de género, tenho participado também em fóruns de movimentos colectivos de mulheres a nível nacional, e internacional, como o Fórum Feminista Lusófono Africano. Conheci várias mulheres profissionais e activistas que são uma fonte de inspiração para mim. Hoje sou membro do Observatório das Mulheres, uma organização que vela e defende os direitos das mulheres.

    Quais são os seus planos para o futuro?

    Tenho uma grande admiração pela Professora Alcinda Honwana, nossa patrona. Admiro o facto de ela estar a usar os seus recursos pessoais para apoiar raparigas como eu. E sinto-me muito feliz e orgulhosa de ser beneficiária desta bolsa. Tive oportunidade de conhecer pessoalmente a Professora Alcinda Honwana em Novembro de 2022 quando ela visitou Maputo. O nosso encontro foi uma ocasião muito especial para mim, e eu prometi á professora que não a vou desapontar e farei tudo para terminar o curso boas notas. O meu sonho e de poder fazer o doutoramento em Sociologia, e no futuro poder apoiar outras jovens mulheres, como eu fui apoiada.