Parabéns às Bolseiras de 2023-2025

  • Riana Raimundo Macumbuie

    Riana Raimundo Macumbuie, tem 25 anos de idade e é natural de Chibuto na província de Gaza. Inscrita no Mestrado em Filosofia na Universidade Eduardo Mondlane, o seu projecto de pesquisa problematiza diferentes concepções sobre os processos de construção da paz na sociedade moçambicana. Licenciada em Filosofia pela mesma universidade, a Riana interessa-se sobre questões como a prevenção e resolução nã0-violenta de conflictos, e a capacidade de construção de uma convivência pacífica entre os cidadãos, e entre estes e o Estado. A sua pesquisa propõe-se a contribuir para uma reflexão mais profunda das políticas sobre os processos de construção da paz em Moçambique.

    A Riana pretende expandir os seus horizontes académicos através de um amadurecimento intelectual que lhe permita fazer uma intervenção filosófica importante nos debates sobre a construção de uma paz duradoira e sustentável, e o desenvolvimento social, político e económico das comunidades e do país.

  • Néusia Nhatinombe Macou

    Néusia Patrício Nhatinombe Macou, de 29 anos é natural do distrito de Zandamela província de Inhambane. Estudante no Mestrado em Psicologia Organizacional na Universidade Pedagógica Maputo, a Néusia possui a licenciatura em Psicologia com Habilitações em Comportamento Organizacional também pela Universidade Pedagógica Maputo. O seu projecto de mestrado entitulado “Percepção dos Estudantes em Relação às Exigências do Mercado Laboral”, analisa a percepção de jovens finalistas que pretendem ingressar no mercado laboral, sobre a relevância da exigência de experiência professional prévia. O projecto examina também as dinâmicas e estratégias utilizadas por estes jovens recém-formados (tanto rapazes como raparigas) para fazer face a este desafio.

    A Néusia tem participado em jornadas científicas que se debruçam sobres estas questões, e está interessada em compreender o empenho e criatividade dos jovens recém-formados em aceder ao mercado laboral.

  • Carolina Marcela Mutatisse

    Carolina Mutatisse tem 24 anos de idade e frequenta o Mestrado em Biologia e Ecologia de Conservação na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Nascida na cidade de Maputo, Carolina é licenciada em Biologia Marinha, Aquática e Costeira, também pela UEM. O seu projecto de mestrado focalize-se sobre a avaliação de tendências de desembarque de pescarias nos recifes de coral nas baías de Guinjata e Paindane, duas áreas de pesca no distrito de Jangamo, na província de Inhambane. Este projecto de pesquisa tem por objectivo a avaliação do estado actual das pescarias, e fazer propostas de medidas de gestão, proteção e conservação dos recifes de coral nestas áreas de pesca.

    Entusiasta sobre a conservação ambiental, a Carolina pretende aprofundar os seu conhecimento científico e abraçar novos desafios no âmbito da proteção e conservação dos ecossistemas de recifes de coral contra os impactos adversos de actividades antropogénicas como a pesca, a poluição e as mudanças climáticas.