fullsizeoutput_2763.jpeg

Alcinda Honwana, é alumna da Universidade Eduardo Mondlane, graduada do curso de formação de professores em História e Geografia em 1983. Formou-se em Antropologia Social em França e no Reino Unido, tendo defendido o seu doutoramento na Universidade de Londres em 1996.

A Professora Honwana è actualmente Directora no Secretariado das Nações Unidas em Nova Iorque. No seu percurso académico foi Centennial Professor e Diretora Estratégica do Instituto Firoz Lalji na London School of Economics and Political Science e Professora Catedrática na Open University no Reino Unido. Lecionou Antropologia na New School of Social Research em Nova Iorque e na Universidade do Cabo na Àfrica do Sul. Foi Professora Visitante na Universidade de Columbia em Nova Iorque e no Instituto de Estudos Sociais em Haia, onde lhe foi atribuída a Cátedra Prince Claus para Desenvolvimento e Equidade em 2007. Em 2021 foi galardoada com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Utrecht.

A sua extensa pesquisa académica nos domínios da cultura tradicional, das crianças e conflitos armados e da juventude e transformações sociais têm influenciado debates académicos críticos e o desenvolvimento de políticas sociais nestas áreas.

 Alcinda Honwana acredita que a educação das mulheres é fundamental para criar sociedades mais inclusivas, justas e sustentáveis. Em 2021, ela criou a Bolsa de Estudos, usando os seus fundos pessoais, para apoiar estudos de pós-graduação de mulheres jovens em Moçambique. Como ela própria afirmou, “esta bolsa reflete o meu reconhecimento dos ensinamentos e dos apoios que recebi como jovem mulher estudante; apoios que agora pretendo pôr ao alcance de outras jovens que hoje partilham os mesmos sonhos de uma formação superior”.